As adegas da Casa Cor para inspirar os amantes de vinho

Ontem, naquele inverno polar, resolvemos dar um pulo na Casa Cor, no Jockey Club, em São Paulo. Congelamos. Mas valeu a pena. (Só um parêntese, rs). Ir até o Jockey, um dos endereços mais sofisticados da cidade, por si só já vale o passeio. A CASA COR é hoje a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do País, e, para nós, recém-casadinhos, é sempre uma oportunidade de ver algumas tendências e inspirações. Desde a primeira edição, mais de 15 mil profissionais assinaram ambientes, com soluções inovadoras que determinaram referências para o mercado. Os amigos arquitetos piram. E nós também.

Para quem não conhece a história, a primeira edição do evento foi idealizada pela brasileira Yolanda Figueiredo e pela argentina Angélica Rueda, e realizada em 1987 em uma propriedade da família Forbes, no bairro Jardim Europa, em São Paulo. Foram 22 ambientes criados por 25 profissionais. Essa é a 31ª edição da mostra! UAU! E o evento conta com 69 ambientes, que variam entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios, apartamentos e jardins. Já havíamos visitado a Casa Cor em outros anos e achamos que estava um pouco menor, mas não menos bela e interessante.

Vimos muito mármore e outras pedras, madeiras, couro e concreto. As cores estavam mais sóbrias, com exceção de alguns ambientes, mas principalmente preto, cinzas, azuis, grafites e bronzes. Uma coisa mais linda do que a outra. E a tendência dos cobertores e mantas quentinhas, almofadas peludinhas e lareiras nos ambientes internos – quase ficamos por lá mesmo, porque precisava ter coragem para encarar o frio de 9 graus dos ambientes externos.

Mas vamos ao que interessa!!! A gente, claro, que é só Amor, Vinho, Amor, amou as referências de adegas, dos mais variados tipos. Nossa humilde adega GE (nós te amamos, querida, não fique triste – ganhamos de presente da prima Paty, vale ressaltar), quase que ficou no chinelo. Vimos as mais clássicas, em madeira, e as mais modernas, climatizadas. Todas maravilhosas. Elas compunham ambientes de sala à cozinha, sem distinção, em perfeita harmonia com os espaços. Amamos as adegas dos espaços das arquitetas Andrea Texeira e Fernanda Negrelli, no Loft de praia – que vinha do chão ao teto, com iluminação para valorizar as garrafas, em um espaço de bar; a adega do espaço de Patrícia Hagobian, com um conceito diferente, que trazia as garrafas na horizontal, em espécie de prateleiras na cozinha (ficamos refletindo se pode isso, produção?); e de Moacir Junior e Salvio Junior, com o Living Bar, em uma composição fantástica de tirar o fôlego. Vocês podem ver algumas referências abaixo! Aproveitem!

O CASAL

Ela gosta de vinhos mais leves. Ele gosta de beber até a garrafa acabar. Mas não foi sempre assim. O amor pelos vinhos cresceu na mesma velocidade que o amor que sentem um pelo outro. Ele era o garoto das cervejas artesanais e ela a garota das caipirinhas. O vinho só estava presente nos dias mais frios de inverno. Mas aí as coisas foram mudando. No meio do caminho, provaram novas uvas, experimentaram outras variedades, e aprenderam - um pouquinho - sobre como combinar a bebida com seus pratos favoritos. O casinho virou namoro, o namoro virou noivado, e o noivado virou casamento. O primeiro presente: uma adega e um quadro para rolhas: a paixão que desenvolveram pelo vinho estava estampada para todos os familiares e amigos. Agora, juntos, decidiram criar um novo projeto: Amor, Vinho, Amor. Sejam bem-vindos!

O PROJETO

O Amor Vinho Amor é um projeto de um casal apaixonado por vinhos e nasceu com um propósito: ser um espaço para falar sobre essa paixão de forma descomplicada e leve. Não somos especialistas e não temos pretensão de ser, mas amamos poder compartilhar as impressões que temos sobre essa bebida que tem tantas nuances especiais, sobre onde encontrá-las e algumas dicas de como harmonizá-las, mesmo acreditando que as melhores harmonizações são aquelas que fazem sentido e agradam cada um. O vinho para nós representa os momentos felizes, de amor, de troca. No Amor Vinho Amor trazemos as nossas experiências com o vinho, seja no nosso cantinho ou em qualquer cantinho desse mundo de possibilidades. 

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Amor, Vinho, Amor